sábado, 25 de junho de 2011

A Importância do Ar

A saúde depende da respiração. Privado de ar, o pulmão é como uma pessoa faminta, que não tenha o que comer. A morte sobrevém dentro de dias, se o estômago não receber alimento, e dentro de pouquíssimos minutos, se o pulmão não receber ar puro.
Sem o ar as plantas, os animais e o homem não podem viver.
Infelizmente na maioria das cidades o ar tem muita fumaça que vem das fábricas e carros.
Nas casas onde as pessoas fumam o ar fica muito carregado de fumaça.
A fumaça além de poluir o ar, prejudica a saúde.
NÓS PODEMOS MELHORAR O AR QUE RESPIRAMOS ?

Plantando árvores e evitando as queimadas.
Conservando os córregos e rios limpos. Evitando queimar o lixo.
Todo o lixo que aprodrece deve ser enterrado para evitar também a criação de ratos e moscas.
Evitando o uso do cigarro... Arejando a casa.
Evitando que animais andem pela casa pois, os pêlos de alguns animais domésticos podem desencadear alergias respirátorias, como a asma.
Exigindo das autoridades o controle da qualidade do ar expelido pelas chaminés das fábricas e pelos automóveis.
As caminhadas matinais ao ar livre e puro favorecem a circulação sanguínea e nos resguardam dos resfriados, da tosse, das afecções pulmonares, desordens hepáticas, as pertubações nefríticas, a congestão do cérebro, e contra muitos outros males.
O valor da respiração hoje é muito apregoado, pois a arteriosclerose, certas cardiopatias, o câncer e uma infinidades de moléstias são tratados por meios de respiração adequada.
O ar puro e fresco, em respiração profunda, elimena as excreções dos pulmões, facilita a circulação, produzindo mais conforto e melhor reação ao frio, contribui para a digestão, regulariza a pressão arterial, beneficia o coração, diminui a fadiga, pois elimina as matérias tóxicas, adia ou evita doenças, uma vez que conserva o sangue mais puro e isento de matérias mórbidas, fortalece os nervos, refresca o cérebro, renova as energias, age como tônico brando e inofensivo, mas poderoso e certo, sobre todo o organismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário